Só mais um site Brasil Energia


Colunistas

Rodrigo Sauaia e Stephanie Betz

A fonte solar fotovoltaica em franca expansão

Em 2017, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 1GW em projetos operacionais da fonte solar fotovoltaica conectados ao SIN. Para 2018, de acordo com as projeções da ABSOLAR, a potência instalada acumulada mais do que dobrará até o final do ano

Marcel Haratz

Independência à vista

O sol dominou imaginação, corações e mentes de diversas civilizações. No Brasil, o seu estrelato agora ganha novos contornos. Nos próximos anos, terá um papel disruptivo. Não está longe o momento em que o consumidor, enfim, conquistará a sua total independência da rede de distribuição, mudando radicalmente a face do setor elétrico.

José Ricardo

Qual a ambição do Brasil em energia solar fotovoltaica?

O aumento da demanda nacional por sistemas fotovoltaicos, em grande parte atendida por importação, cria oportunidade de desenvolver nova indústria local. Surge então uma questão essencial para o futuro: ser mero consumidor de equipamentos e de tecnologia ou transformar-se em produtor, exportador e desenvolvedor de bens e tecnologia local, com visão global?

Heloísa Scaramucci e Roberta Aronne

Legislação e Tributos na geração de Energia Solar Fotovoltaica

O Brasil possui respaldo legal e regulatório em constante aprimoramento para viabilizar a expansão da fonte solar fotovoltaica. Porém, tal aprimoramento deve ser feito de forma a não afetar as estabilidades jurídica e regulatória que são cruciais para a viabilidade dos projetos, a continuidade da expansão da fonte e o desenvolvimento da cadeia de suprimento.

Eduardo Azevedo

Energia Solar e a transição para uma economia de baixo carbono

Por muitos anos o Brasil teve seu suprimento energético baseado num sistema hidro-térmico previsível e confiável. Entretanto, o atual modelo precisa ser revisitado. A energia, como elemento fundamental de viabilização da economia moderna e da integração nacional, deve ser capaz de conjugar as oportunidades de desenvolvimento tecnológico, econômico, ambiental e social numa estratégia de desenvolvimento estrutural do país.